Hoje é

       
 

 

Home page Escolas Velhas Escola Primária Telescola

 

 

A TELESCOLA

 

Emissão televisiva  - RTP Porto

 

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

A Telescola, um sistema de ensino via televisão, arrancou em Portugal a 6 de Janeiro de 1965, com programação produzida nos estúdios da Radiotelevisão Portuguesa do Monte da Virgem, no Porto. Os alunos assistiam às emissões televisivas nos postos de recepção, acompanhados por monitores.

A nível geográfico, a Telescola pretendia servir as zonas rurais isoladas e zonas suburbanas com escolas superlotadas, mas também evitar as deslocações penosas e demoradas por parte dos alunos que viviam em locais afastados das escolas preparatórias. Assim, o objectivo deste ensino foi o de permitir o cumprimento da escolaridade obrigatória, na altura constituída pelos quatro anos da Escola Primária, e os dois de Ciclo Preparatório, a alunos que se encontravam nessas condições.

Nessa época, havia cerca de 1000 alunos matriculados, mas toda a população tinha acesso, através da televisão, às emissões que ocupavam parte da programação da tarde da RTP.

Porém, esta escolaridade, iniciada nos anos sessenta, só ganhou plena expressão após a Revolução de Abril de 1974, com a democratização do ensino, tornando-se mais intensa com a promulgação dos nove anos de escolaridade obrigatória.

Na década de 80, com a chegada dos videogravadores, a Telescola deixou de ser transmitida pela televisão, libertando assim essas horas para outros programas. Os conteúdos apresentados nas videocassetes tinham um complemento de informação prestado por um tutor.

Já na década de 90, o recurso a novas tecnologias e multimédia levou a que o ensino à distância passasse a funcionar, em simultâneo, como forma complementar do ensino regular e de modalidade alternativa da educação escolar.

Em Julho de 2003 foi anunciado, então, que a partir do ano lectivo 2003/2004, se iniciaria a extinção das escolas do Ensino Básico Mediatizado (EBM).

No ano lectivo de 2001 / 2002 havia cerca de 5200 alunos inscritos em EBM, com uma taxa de sucesso na ordem dos 90 por cento.

 

EM LOURIÇAL DO CAMPO

O projecto teve inicio no de 1976/77. Os três pavilhões construídos em terrenos da propriedade do Colégio de São Fiel, em Casal da Pelota, serviam de salas de aula ao 1º e 2º ano do Ciclo Preparatório TV.

Os alunos inscritos, vindos maioritariamente de Louriçal do Campo e alguns destacados do Colégio de São Fiel, ali frequentavam as aulas ministradas pelas Professoras Ilda Vilela Correia, Lucília Casimiro e Maria Helena Marmeleiro.

As aulas tinham início às 13:30 horas, prolongando-se até às 18:30 horas. No decorrer da tarde de trabalho eram leccionadas, cinco disciplinas que, de forma alternada, compunham o horário de trabalho semanal.

Em Louriçal do Campo o Ciclo Preparatório TV teve o seu encerramento no ano de 1998.

 

Local das antigas instalações da Telescola - Casal da Pelota (Louriçal do Campo)

 

.

Preparação para uma peça de teatro - Ano de 1986 - Telescola

 

Escolas Velhas Escola Primária Telescola