Hoje é

       
 

 

Home page Castelo Velho Lenda das Formigas Rua do Casalinho

 

 

CASTELO VELHO

 

As origens da aldeia de Louriçal do Campo prendem-se, de facto, ao Castelo Velho. Um local situado numa das colinas das mais elevadas e virada a sul da Serra da Gardunha onde ali, ainda é possível observar vestígios da presença humana mas também algumas ruínas do antigo "castro" da idade do Bronze (cerca de 1.000 a.C) que terá servido para os Romanos, Visigodos e Lusitanos, um local estratégico e de glória em tempos de guerras e guerrilhas.

Por volta do ano 1150, e no âmbito da sua cruzada contra aos Mouros na Península Ibérica, D. Afonso Henriques, andou por estas paisagens.  Prova disso é a famosa Batalha da Oles (ano 1160) que, do Castelo Velho, os cristãos observando o exército de D. Afonso Henriques a perder forças contra aos muçulmanos, desceram em seu auxílio saindo vitorioso.

Após alguma estabilidade por estas terras cristãs, a comunidade foi-se afastando cada vez mais as imediações do Castelo Velho fazendo proveito de terras mais férteis e para ali se instalarem.

 

Localização de Serra da Gardunha

Antigas muralhas do antigo castro - Castelo Velho

Embora com um potencial arqueológico enorme, o Castelo Velho nunca foi estudado com a dignidade que merece.

No final do séc. XIX, cerca de 1890, alguém o visitou e levou alguns achados arqueológicos, que hoje poderão ser vistos no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.

Ainda é possível encontrar nesse local, muitos vestígios da presença humana, designadamente fragmentos de cerâmica e vestígios de utensílios feitos a partir pedra e osso.

 

Machado em bronze proveniente de S. Vicente da Beira e pertencente ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Data de antes do ano 500 a.C., pois foi cerca dessa data que chegaram os Celtas, com armas de ferro e por isso mais fortes.

 

Machado em bronze encontrado no Castelo Velho e exposto na Secção de Arqueologia do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Este machado é também anterior à chegada dos Celtas, os quais se misturaram depois com os povos da região, formando os Lusitanos.

Imagens em http://dosenxidros.blogspot.pt/2010/04/jovens-musicos.html

 

Castelo Velho Lenda das Formigas Rua do Casalinho