Hoje é

       
 

 

Home page História Edificio Captação de água Cronologia Galeria

 

 

COLÉGIO DE SÃO FIEL

 

Colégio de São Fiel - Ano 1891

O Colégio de São Fiel (orfanato), situado em Louriçal do Campo, na região de Castelo Branco, foi fundado em 1852 para acolher crianças órfãs e pobres, mantendo esse objectivo educativo filantrópico, de figura religiosa, até 1882.

Ao ser adquirido em 1873 pelos padres jesuítas ingleses (devido ao impedimento de aquisição pelos religiosos portugueses), foi-se convertendo numa instituição de ensino/instrução (internato/externato) para jovens provenientes das regiões vizinhas, constituindo-se um dos centros mais afamados e procurados pelas famílias desafogadas economicamente para a educação dos seus filhos.

Este estabelecimento jesuítico passou a ter o mesmo regulamento do Colégio de Maria Santíssima Imaculada de Campolide (Lisboa), constituindo-se uma cópia fiel daquela afamada instituição e oferecendo condições ideais de aprendizagem dos educandos, experiência prática em laboratórios e investigação para os professores.

Após a implantação da República em 1910 e o arresto dos bens da igreja, o colégio foi encerrado e passou por um período de deterioração, até à promulgação dos diplomas que criaram as escolas industriais educativas e os reformatórios.

Pelo Decreto-Lei n.º 6117 de 20 de Setembro de 1919, este estabelecimento público passou a designar-se “Escola Industrial de Reforma de São Fiel” para menores corrigíveis, colocados pelas Tutórias de Infância (Tribunal de Menores) e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 10767, de 15 de Maio de 1925, passou a “Reformatório de São Fiel”. Esta designação manteve-se até 1962, ano que passou a “Instituto de Reeducação de São Fiel”.

 

As Alminhas Cemitério Colégio de São Fiel Fontes e Fontanários Igreja Matriz Capelas Santuário de Fátima