Hoje é

       
 

 

Home page Escolas Velhas Escola Primária Telescola

 

 

O ENSINO

 

A freguesia de Louriçal do Campo foi sempre um palco de ilustres personagens que sempre se destacaram na sociedade, tendo aqui aprendido as suas primeiras letras do alfabeto.

Dos mais recentes, uma referência ao P.de António João Valente, em termos missionários, nascido nesta aldeia a 18 de Abril de 1929. Estudou e formou-se nos Seminários de Sociedade Missionária da Boa Nova e ali exerceu os cargos de Professor, Perfeito, Vice-reitor, Reitor e Director espiritual. Por imperiosa necessidade do país, teve de deixar a Sociedade Missionária. Começou a leccionar no Colégio Santiago Carvalho de Alpedrinha e mais tarde no Colégio Andrade Corvo, em Torres Novas. Morreu a 25 de Dezembro de 1998, em Louriçal do Campo.

No enquadramento político, merece uma referência especial, o Dr. José Ramos Preto que, também, nasceu nesta aldeia no ano de 1871. Foi aluno no Colégio de São Fiel, onde estudou história. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, exercendo depois a carreira de advogado. Jurista e político da Primeira República Portuguesa, entre diversas funções, foi governador civil, senador, deputado, ministro e Presidente do Conselho de Ministros. Foi ministro da Justiça entre 8 de Março e 26 de Maio de 1920. Retirou-se da vida pública em 1935. Veio a falecer na sua terra natal a 7 de Janeiro de 1949.

A nível artístico, aqui se congratula o amigo e bom conterrâneo Joaquim Nicolau, nascido em Louriçal do Campo em 25 de Julho de 1964. Pessoa ilustre e de renome na sua actividade de actor, sendo conhecido na área de drama e comédia, especialmente em televisão e teatro.

A não esquecer o ilustre Mestre de música, Sr. Joaquim Cabral, nascido a 1 de Março de 1929 em Louriçal do Campo, que em muito tem contribuído para o desenvolvimento a nível musical da população desta aldeia.

 

A Aldeia Serra da Gardunha Cultura Economia Ensino Instituições Património Personalidades Lazer Site Mapa do site