Hoje é

       
 

 

Home page Escolas Velhas Escola Primária Telescola

 

 

AS "ESCOLAS VELHAS"

 

As "Escolas Velhas"

Um edifício com acabamentos de granito requintado. Do seu testemunho, as ombreiras das portas e janelas.

Este solar foi mandado construir pelo Padre Sebastião, e terminado no ano de 1834 onde residiu na companhia de sua irmã D. Emília. Após a sua morte, foi cedido em testamento à Madre Rita de Jesus para ali se instalar o primeiro orfanato de meninas órfãs. Outros terrenos agrícolas foram também cedidos (quintal dos Sequeiras, vinha das baratas, o vermelhal, olival das freiras e, tapada nova).

 

Ano de 1834 - Ano de construção

Três dias após a data da implementação da Republica, O Governo Provisório decreta a extinção das ordens e das congregações religiosas, seguindo-se o inventário dos seus bens e a sua passagem para a guarda e posse do Estado.

 

 

Actual fachada principal do antigo orfanato

Já no antigo regime, a educação dos jovens não era dada como generalizada. Só estudavam os que vinham dos mais abastados. Os outros, acompanhavam os pais nos trabalhos rurais (rapazes) e domésticos (raparigas).

Neste edifício, foram ao longo de décadas, leccionados os primeiros quatro anos de actividade escolar obrigatória. Estes anos de escolaridade, eram denominados por "escola primária".

A grandiosidade do edifício repartia-se por dois pisos. O seu piso superior, era composto por quatro enormes salas de aula (duas de cada lado), separadas por um corredor que, de uma largura considerável, corria todo o piso desde a porta da sua entrada até ao topo da parede fundeira.

O acesso a tal piso, existia (e ainda existe), uma escadaria em granito de acesso limitado por um enorme e largo portão de armação em ferro que, de certa forma, permitia a segurança do recreio aos jovens.

 

Escadaria em granito embora, com alterações consideráveis

Do seu lado direito, existia um amplo espaço limitado por altas paredes em granito que permitia, em segurança, o recreio dos alunos. Ali, durante os intervalos das aulas (de manhã e de tarde), jogos de futebol e do elástico, eram uma dominante.

No seu espaço interior, existia também um outro lugar de recreio mais recatado e portanto mais isolado onde, nos períodos de recreio, se juntavam os alunos do sexo feminino.

Nesse mesmo espaço, existia ainda uma velha e árvore de elevada envergadura, entretanto dominada por "carraspeira". Por se tratar de uma palmeira brava e cujo eram tâmegas.

O acesso ao seu fruto era feito pelo lançamento depequenos fragmentos de granito que, ali nos cantos do espaço de recreio, se conseguiam.

 

Alunos de 2ª Classe com o prof. Fernando - Ano de 1975

Nestas antigas instalações, foi leccionado o ensino primário até ao ano de 1982. Perante a construção de um novo edifício (ano de 1983), os então actuais alunos foram transferidos para essa nova escola.

As então, antigas instalações, ficaram inutilizadas até aos anos de 1992/93 pelo que, após obras de reaproveitamento e consideradas necessárias, ali se instalou o Centro de Dia e Social de São Bento que, vincula até aos dias de hoje.

 

Escolas Velhas Escola Primária Telescola