Hoje é

       
 

 

Home page Origem Obra Interior Mártir São Fiel Relógio Senhoura do Sameiro

 

 

O INTERIOR

 

Já no ano de 1758 persistia a preocupação de caracterizar o interior da Igreja Paroquial de Louriçal do Campo.

A sua prova é dada pelo documento que se apresenta a seguir que, de uma forma muito ampla, permite entender a caracterização dos principais altares que compunham o interior desta Igreja.

 

Documento descritivo de Louriçal do Campo e respectiva Igreja (Altares) - Ano de 1758

Para além das várias campanhas de obras ocorridas na estrutura exterior da Igreja, outras obras de melhoramento surgiram no seu interior. A Igreja apresenta-se, assim, num estilo barroco, de talha dourada, com pintura da abóbora da nave lateral e do Coro-alto.

Cronologicamente, por falta de elementos documentais, não é fácil identificar o ano destas obras, embora tudo indique que tenham coincidido com as obras de amplitude ocorridas no ano de 1926, ou, em alternativa, no ano de 1959 com o prolongamento da nave lateral para acrescento da sacristia.

O Altar-Mor é composto por dois nichos, um com a imagem de N. Sra. de Fátima e outro com a imagem de S. José. No centro do altar, encontra-se um camarim, onde se presencia a imagem do padroeiro da freguesia - São Bento.

Apresenta-se em talha dourada de estilo joanino, com a parte superior das colunas totalmente estriada, apresentando na parte inferior um furte espigado, em que o primeiro terço é decorado com caras de anjos.

No meio eclesiástico, S. Bento teve um valor relevante por ter sido encarregado de regulamentar as ordens religiosas, estabelecendo a Regra (conjunto de leis de carácter social e religioso) que permitiu, posteriormente, a organização da vida monárquica e conventual.

 

Altar-Mor

No dorso da parede lateral direita encontra-se uma mísula em granito com a imagem de S. João Baptista.

 

Imagem de S. João Baptista e de de Sto. António

No altar de S. António, encontra-se uma imagem desse Santo com o Menino Jesus numa das mãos e na outra uma cruz.

 

Nave lateral

Altar de São Fiel

A Igreja apresenta-se numa planta longitudinal rectangular. Ao fundo as portadas da entrada principal que dão para a fachada principal da Igreja e direccionadas a poente.

 

A sua perspectiva longitudinal

 

Origem Obra Interior Mártir São Fiel Relógio Senhoura do Sameiro