Hoje é

       
 

 

Home page Frei Agostinho da Anunciação José Ramos Preto Eugénio C. do Amaral Manuel Vaz Pde Joaquim Valente Madre Rita de Jesus

 

 

JOSÉ BENTO RIBEIRO GASPAR

 

José Bento Ribeiro Gaspar

José Bento Ribeiro Gaspar nasceu em Louriçal do Campo a 4 de Novembro de 1808, filho legítimo de Bento José Martins Gaspar e de Maria Antunes.

 

Casa onde nasceu José Bento Ribeiro Gaspar

Residiu em Castelo Branco afim de ir cursar as aulas que o habilitassem a frequentar a Universidade de Coimbra. Residindo na Rua da Matemática em Coimbra, frequentava o 3º ano de Direito quando, em Janeiro de 1830, apareceram em Coimbra dois Franciscanos do Varatojo (Torres Vedras) a pregar uma missão.

José Bento Ribeiro Gaspar também os foi escutar, entusiasmou-se com eles e na manhã de 19 de Março desse ano, acompanhou-os para o Varatojo.

Ali professou em 1831, tomando o nome de Frei Agostinho da Anunciação.

Joaquim António de Aguiar, conhecido como "mata frades", no dia 30 de Maio de 1834, extinguiu as ordens religiosas e Frei Agostinho da Anunciação teve de abandonar o convento do Varatojo e recolher-se na família. Perseguido na terra natal, foi com a família para Lisboa.

Serenada a situação, regressou à terra natal. Aquando do seu regresso às origens, Frei Agostinho pensou fundar o orfanato em Alpedrinha porque, ao contrário de Louriçal do Campo, esta freguesia tinha, na altura, as velhas casas dos jesuítas. Perante tal causa, o seu irmão Manuel António Ribeiro Gaspar, que o atalhou na negociação, ofereceu-lhe, em Louriçal do Campo, o local para a construção do orfanato e terra para os órfãos se distenderem.

Dedicou-se então à instrução primária de meninos e meninas ensinando-lhes também a doutrina cristã. Fundou para os meninos um orfanato sob a protecção de São Fiel, cujas relíquias trouxera para a igreja paroquial de São Bento, padroeiro de Louriçal do Campo.

O orfanato, no ano de 1858, já abrigava 80 órfãos. Para substituir as irmãs da caridade francesas, impedidas pelos políticos de continuarem em Portugal, e portanto de dirigirem o orfanato, pediu aos Jesuítas que assumissem a direcção. O que fizeram em 1862 e que com o tempo necessário, transformaram-no em Colégio de São Fiel.

Os Jesuítas, converteram o orfanato em Colégio. Mas, a expensas de Frei Agostinho, alguns órfãos continuaram a frequentar o Colégio.

Entretanto, Frei Agostinho esforçou-se para que os franciscanos reentrassem no convento do Varatojo, onde criou um Colégio, e outro em Torres Vedras.

Atacado de forte dor ciática, a que se juntou depois uma congestão cerebral e um ataque de erissipela numa das pernas, a que não resistiu, veio a falecer com 66 anos, no dia 13 de Março de 1874.

Frei Agostinho da Anunciação é benemérito de Louriçal do Campo. Deve-se a ele, a relíquia insigne de São Fiel e foi um pioneiro da educação na sua terra natal mas, também, fora dela.

 

Frei Agostinho da Anunciação José Ramos Preto Eugénio C. do Amaral Manuel Vaz Pde Joaquim Valente Madre Rita de Jesus