Hoje é

       
 

 

Home page

 

 

OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES

 

Para além da excelência da Serra da Gardunha, todo o restante meio envolvente à aldeia, proporciona a oportunidade de ocupação dos tempos livres com inúmeras actividades.

Entre passeios pedestres e de bicicleta/Btt, que proporcionam a vista da riquíssima flora e fauna que a serra dispõe, e o usufruto do prazer de pescar nas águas da barragem de Sta Águeda (Marateca), ou até mesmo, a prática de exercício físico no campo de futebol e piscinas de águas naturais, em Casal da Pelota, são toda uma panóplia de opções.

 

PASSEIOS PEDESTRES

PR1 CTB

Os dias de Primavera convidam a passeios ao ar livre. Os campos e serras ficam salpicados de cores intensas e de um agradável aroma a flores e outra vegetação. Encontram-se, assim, reunidas as condições ideais para a realização de um passeio pedestre pela Rota da Gardunha – PR1 CTB.

 

PR1 CTB - Rota da Gardunha

Inaugurado em Abril de 2007, com uma extensão de 17,4 Kms a percorrer durante 5 horas, o trajecto tem início no centro de Louriçal do Campo. Passando pela fantástica “garganta” do rio Ocreza, em direcção a aldeia de Casal da Serra, segue-se pela Serra da Gardunha.

 

Sinalética

Um colosso de granito, que se ergue de forma escarpada, atinge-se aos 1.227m no seu ponto mais alto. A vegetação é composta por sobreiro, castanheiro e sobreiro bravo, até aos 800m de altitude. A partir daí, imperam os cumes de granito e uma vista de cortar a respiração sobre um plano de Castelo Branco, com a barragem de Santa Águeda em especial destaque. Do lado oposto, pode-se observar-se a aldeia histórica de Casal Novo. Este percurso tem uma rota mais pequena e de menor dificuldade, que passa pelo colo da serra onde, ainda assim, a vista continua a ser soberba, sendo possível descansar num dos miradouros equipados com parque de merendas.

 

Vista panorâmica - Miradouro Serra da Gardunha

 

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO

O pavilhão gimnodesportivo de São Fiel foi inaugurado no ano de 1968 e, desde logo, preparado para a prática de várias modalidades. A grande modalidade colectiva ali praticada passou pelo futsal.

 

Pavilhão gimnodesportivo de São Fiel

 

CAMPO DE FUTEBOL

Década de 1970

O futebol foi sempre o “desporto rei” na aldeia. O envolvimento social em redor deste desporto sempre despertou muito interesse no ceio da população. Aqui foram disputados inúmeros jogos, envolvendo várias aldeias vizinhas (Inter-aldeias), mas também outras equipas constituídas pelos jovens da aldeia.

Todos os anos, pelos festejos de verão, é aqui disputado o jogo solteiros-casados, onde também, nas suas imediações, se praticam outras modalidades, como é exemplo o jogo da malha.

 

Década de 1980

Solteiros-Casados - Agosto de 2010

Solteiros-Casados - Agosto de 2012

Jogo da Malha - Agosto de 2012

PISCINA

Piscina de São Fiel

As tardes tórridas de verão convidam a desfrutar das águas cristalinas que atestam a piscina de São Fiel, desde o ano da sua requalificação em 1955, que até então, servia de reservatório de água para regadio de terrenos agrícolas. A sua manutenção e controlo diário garantem a qualidade da água, assim como todo o espaço envolvente. Este espaço localiza-se entre rochedos e pinhal, junto ao espaço desportivo, em Casal da Pelota.

 

PESCA

A barragem de Sta Águeda (Marateca), a cerca de 10 Kms da aldeia de Louriçal do Campo, é o maior lago artificial da Beira Baixa portanto, um lugar ideal para a prática da pesca desportiva. A espécie de peixes aqui existentes varia entre a carpa, achigã, perca sol, barbo e bordalo.

 

Barragem Sta Águeda

 

A Aldeia Serra da Gardunha Cultura Economia Ensino Instituições Património Personalidades Lazer Site Mapa do site