Hoje é

       
 

 

Home page As Alminhas Cemitério Colégio de São Fiel Fontes e Fontanários Igreja Matriz Capelas Santuário de Fátima

 

 

SANTUÁRIO DE NOSSA SRA DE FÁTIMA

 

Santuário Nossa Sra de Fátima

Um emblemático monumento se destaca, aquando da chegada a Louriçal do Campo.

No ano de 1949, o Padre Agostinho solicitou junto da Irmandade daCova de Iria, a visita da Nossa Senhora de Fátima a Louriçal do Campo.

Entre as vidraças que revestiam um automóvel de destaque, assim se fazia transportar a Santa Nossa Senhora de Fátima rodeada  de pombas brancas que não se afugentavam dali.

O destino foi a praça da aldeia, pois era aí estava preparada a sua recepção, onde se concentrou uma multidão de gente.

Testemunho da visita da Imagem de Nossa Sra de Fátima a Louriçal do Campo

Em louvor à Nossa Senhora, o Padre Agostinho abordou pessoas fluentes da aldeia. O Sr. Manuel Roberto, Sr. Luís Santiago e o Sr. Francisco Mendes Sequeira, foram os escolhidos para a construção de um monumento que pudesse marcar a história de tal visita.

As limitações territoriais condicionaram a selecção do local de construção do monumento. Foi, então, que em nome das "Senhoras" (pela D. Emília, D. Maria e D. Assunção), foi cedida uma fracção de terreno para ali erguer tal monumento.

Ano de Inauguração do Santuário

Uma vez conseguido o terreno, algumas oferendas foram  solicitadas ao povo de Louriçal do Campo no sentido de angariar fundos necessários à sua construção.

Entre pedra e sob pedra granítica, o seu emparelhamento foi feito a cargo do Sr. José Cabral e seus filhos. Família conhecida na altura, pelos "Cabrais".

À medida que a pedra tomava forma, era transportada e colocada na sua posição mais correcta até que, a este nível, a estrutura ficara tal como é conhecida actualmente - monumento da Nossa Sra de Fátima.

Entretanto, a imagem que se encontra no local, terá sido encomendada em Vila Viçosa pelo Dr. José Ramos Preto. Os registos dizem que terá sido este, o contributo desta família para a construção do monumento.

O Sr. Manuel Roberto e o Sr. Luís Santiago terão pedido ao director do Colégio de São Fiel, a título de empréstimo, a camioneta para o transporte da Santa desde a oficina, onde terá sido construída, até aqui.

Feita de pedra, em mármore maciço, foram então equacionados os riscos quanto à sua colocação no lugar definitivo.

Apresentando um peso considerável, os guinchos que os "Cabrais" detinham para colocarem a imagem apresentavam-se quase inúteis e fracos. Houve, então, necessidade de recorrer a dois guinchos de cordas de aço, de modo a ser possível a sua colocação com a devida segurança. Estes guinchos foram emprestados pelo Sr. João Coelho, empreiteiro residente na Lardosa.

Para auxiliar a subida da imagem ao seu local, foram utilizadas varas de pinho colhidas nos pinhais do Sr. Campos que, na altura, era um dos pinhais mais altos de Louriçal do Campo, na Tapada Nova.

Perante tais dificuldades, mas com muita insistência, finalmente, a imagem foi colocada no seu lugar actual, sendo este acto acompanhado pelo seu construtor, que deslocou-se de Vila Viçosa a esta aldeia.

Passa-se a curiosidade de que esta magnífica obra foi conseguida com a módica quantia de 12 a 13 contos (moeda escudo) e, sobretudo, com muita ajuda e contribuição pelas gentes de Louriçal do Campo.

Ao longo dos anos, ali tem sido palco de oração à Nossa de Fátima, principalmente, por peregrinações feitas no mês de Maria, em Maio.

obras de melhoramento a cargo da ADRACES, com o objectivo de cativar o bom ambiente em espaço livre. No momento, as responsabilidades de manutenção deste espaço estão a cargo da Junta de Freguesia / Comissão Fabriqueira.

Imagens do Santuário Nossa Sra de Fátima

 

As Alminhas Cemitério Colégio de São Fiel Fontes e Fontanários Igreja Matriz Capelas Santuário de Fátima