Hoje é

       
 

 

Home page Origem A Obra O Interior Mártir São Fiel O Relógio Senhoura do Sameiro

 

 

"SENHOURA" DO SAMEIRO

 

Nossa Sra do Sameiro

Torna-se fácil associar a imagem da Nossa Sra do Sameiro a uma das várias campanhas de obras que a Igreja Matriz esteve sujeita ao longo do tempo. Encontra-se localizada no exterior, no cume mais alto da fachada principal da Igreja Paroquial de São Bento, em Louriçal do Campo.

Em 1854, foi proclamado o dogma da Imaculada Conceição. Com a chegada dos padres Jesuítas a Louriçal do Campo, no 1862, (51 anos depois da proclamação do referido dogma), inaguraram em 01 de Junho de  1905, um monumento, que hoje corresponde ao topo nordoeste do campo de futebol do Colégio.

Perante as inseguranças ocorridas em 1910 pela invasão dos republicanos maçónicos  sob o majestoso Colégio de São Fiel, e com receio que estes a mandassem destruir no seu lugar originário, Dr. Ramos Preto providenciou a sua retirada e guardou-a em seus aposentos, até mais tarde ter sido colocada no seu lugar actual.

Não foi possível conhecer, com rigor, a data da sua colocação na fachada principal da Igreja Matriz. Contudo, fica a referência do ano de 1910, face ao fenómeno da invasão dos Republicanos ao Colégio de São Fiel.

 

Fachada principal da Igreja Paroquial de São Bento, em Louriçal do Campo

 

Origem A Obra O Interior Mártir São Fiel O Relógio Senhoura do Sameiro